Animais idosos necessitam de alimentação adequada
Ter uma alimentação saudável é essencial, não só aos humanos, como também aos animais. Ao completar sete anos de vida, cães e gatos entram na fase senil, ou seja, biologicamente se tornam idosos.
Nessa fase, os pets necessitam de uma atenção maior na sua alimentação e ritmo de suas atividades que ficam mais reduzidas. “Atualmente o mercado oferece grande variedade de rações específicas para animais idosos. Elas são importantes, pois possuem balanço energético e nutricional adequado à idade deles”, aponta a veterinária Renata Moutinho Vieira (CRMV-RJ: 15. 274).
A especialista destaca que na fase senil os animais precisam de níveis mais elevados de antioxidantes, ômega 3 e protetores articulares (conhecidos como condroprotetores, que são a condroitina e glicosamina). Essas substâncias favorecem a proteção das articulações, atuam como anti-inflamatório e reguladores da pressão arterial.
Guloseimas, massas, doces e produtos gordurosos devem ser evitados. “Dê a ele somente alimentos e petiscos próprios para animais com idade acima de sete anos. Assim garantirá a longevidade do animal”, aconselha a veterinária.
Que tal montar uma ceia natalina pet?
A ceia é um dos momentos mais importantes do Natal, pois é quando as famílias se reúnem em volta da mesa e os pets não podem ficar de fora. Oferecer aos bichanos alimentos humanos típicos da celebração é algo fora de cogitação, isso porque possuem excesso de açúcar, gordura, sendo alguns até mesmo alcoólicos. Uma boa opção é adquirir em pet shops ou empresas especializadas produtos específicos para animais, como o “cãonetone” (receita inspirada no panetone), “cãolomba natalina” (versão pet da colomba) e assim montar uma ceia bonita e saudável para eles.
Fonte: Canal do Pet – IG
Comments