top of page

Bicentenário da independência



Os 200 anos da independência serão comemorados já a partir do dia 6, véspera da data cívica. Em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e com as Prefeituras Municipais do Rio de Janeiro e Niterói, o Tributo Cívico-Militar ao Bicentenário da Independência do Brasil terá uma série de atividades comemorativas.



No Rio, haverá, no dia 6 com, um desfile cívico-militar na Avenida Duque de Caxias, na Vila Militar, com demonstrações militares. Já no dia 7, haverá salvas de tiros de Artilharia executadas pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha, no Forte de Copacabana, de hora em hora a partir das 8h da manhã.



Durante toda a manhã do Dia da Pátria, ocorrerão apresentações de bandas de música do Exército nos bairros do Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca. Haverá, ainda, uma Parada Naval com a participação de navios da Marinha do Brasil e de países amigos, a partir das 9h, partindo das águas lindeiras ao Recreio dos Bandeirantes, em direção à Baía de Guanabara.



A partir das 13h00, ocorrerá a cerimônia comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana. A solenidade contará com show aéreo da Esquadrilha CEU e apresentação de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Pára-quedista, “os Cometas”, reforçada por integrantes da “Equipe Falcão”, da Força Aérea Brasileira, realizará uma demonstração de salto com aterragem na praia de Copacabana. Na sequência, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação nos céus de Copacabana.



Às 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executarão salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.



Ainda no dia 7 de setembro serão realizados desfiles cívico-militares nas cidades sedes de aquartelamentos nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Em Niterói, o desfile cívico-militar será iniciado às 9h, na Avenida Amaral Peixoto. O Comando Militar Leste também enviará representações de suas tropas Paraquedista e de Montanha para o desfile cívico-militar na cidade de São Paulo, berço da Independência do Brasil.



Nos dias 8 e 9 de setembro, o Forte de Copacabana estará aberto à visitação gratuita.

Comments


bottom of page