top of page

Negócios e pandemia: novas oportunidades em meio à crise

Atualizado: 2 de jun. de 2021



Em 2020, a covid-19 pegou o mundo pelo contrapé. Tudo se transformou. Mudanças lentas se tornaram mais rápidas e cada vez mais é necessário buscar novas oportunidades em meio à crise. Mas abrir esse caminho pode não ser tão simples. Assim como as pessoas, as empresas tem sua própria cultura, seus hábitos arraigados, e pode ser necessário buscar um serviço que ajude a abrir os horizontes em novos terrenos.


Nascida no ano de 2020, a Influência Comunicação - empresa fundada por Daniela Andrade, Luciano Fiorani e Rafael Machado - procura reunir as expertises dos sócios para abrir estes horizontes. São serviços de produção audiovisual, organização de eventos, identidade visual e marketing digital em formatos como podcasts, rádio, vídeos e mentorias para ajudar empreendedores a se comunicar com eficácia no meio digital.



Equipe da Influência Comunicação


Quem nos explica como funciona a Influência Comunicação é Daniela Andrade. Publicitária e jornalista, ela trabalha como profissional da comunicação há 30 anos e começou a empreender há 25, com uma revista de bairro no Recreio chamada Utilità. A revista circulou durante 23 anos. Daniela contou de que forma ela e os sócios se juntaram para montar a nova empresa, além de contar um pouco de sua trajetória.



Luciano Fiorani, Daniela Andrade e Rafael Machado



-Conte um pouco da sua trajetória profissional

Tive uma trajetória de sucesso com a Utilità. Foram 23 anos fazendo a revista impressa. Há um ano e meio parei de fazer a revista impressa e passei a fazer só online. Um portal. O portal vai fazer treze anos agora esse ano. De uns cinco anos pra cá comecei também a atuar como consultora e mentora de negócios para empreendedores palestrando, fazendo workshops, monitorias e criando eventos para mulheres. Há um ano e meio atrás, quando acabei a revista impressa, criei uma rede de negócios onde o empreendedor pode se divulgar, capacitar e fazer networking.


-Como a pandemia afetou seu trabalho?

A pandemia acabou afetando o negócio de eventos. Antes, ocorriam de forma presencial e online. Depois passou a acontecer só online. Passei a não produzi-los mais porque todos os lugares foram fechados. Toda a programação de eventos foi cancelada e mantive só o portal e a comunidade. Um pouco antes da pandemia, o Luciano Fiorani, que é meu amigo de faculdade, criou uma rádio web chamada Ponto e Vírgula e me chamou para ser parceira dele nesse negócio. Na pandemia acabei me dedicando à rádio, me evolvi nesse novo projeto e passei a ter um programa da web radio chamado O Poder da Comunicação. Além disso produzi programas, aprendi tudo a parte interna de uma rádio e comecei a trazer meu network e de contato com empreendedores e clientes para esse negócio.


-Como identificou a nova oportunidade de negócios?

O Rafael Machado é dono do grupo RM, de contabilidade e advocacia. Eu já sou cliente deles há mais de cinco anos, e nós já havíamos conversado muitas vezes sobre comunicação, marketing... Quando a rádio foi criada, trouxe o Luciano para conhecer o Rafael e, em um determinado momento, o Rafael se interessou em estar com a gente nesses projetos na área de comunicação. O grupo RN já tinha um setor de marketing com funcionários, um mini estúdio que produzia vídeos e uma parte de comunicação não só para as empresas do grupo RM. Aí, no final do ano passado, nos juntamos. Decidimos criar uma nova marca, que é a Influência Comunicação, juntando os nossos negócios e nossas expertises. Criamos uma nova empresa que pode ajudar o empreendedor a produzir conteúdo e a ser um influenciador da sua própria marca através de vários formatos contemplando portal, rádio, podcasts, gravação de videoaulas, vídeos institucionais, criação de marcas, eventos, sites, edição de vídeos e tudo o que está no escopo do nosso negócio.

-Acha que a pandemia acelerou tendencias?

Acelerou muitas tendencias, principalmente digitais. O que ia demorar uns três anos foi muito acelerado. As pessoas tiveram de se reinventar no digital. Mesmo eu já tendo negócio digital, porque eu já tinha o portal há 12 anos, tive que me reinventar também fazendo os eventos online. Me reinventei também aprendendo a me comunicar através da rádio.


-Algo mais que gostaria de comentar?

Gostaria de comentar que quando nos associamos a parceiros que tem expertises diferentes e complementares e compartilham dos mesmos valores e querem chegar nos mesmos lugares é muito legal. Acredito que a parceria vai ser um sucesso. Estamos aí com quase dois meses de agência e caminhando para esse novo momento.


Para saber mais, confira o site (www.influenciacomunicacao.com.br) e o Instagram (@influenciacomunicacao), ou entrar em contato pelo número (21) 99915-1380.



Comentarios


bottom of page