top of page

Novembro azul: campanha contra o câncer de próstata

Atualizado: 24 de jun. de 2021



A campanha Novembro Azul acontece neste mês com o intuito de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção de doenças, principalmente o câncer de próstata.


A iniciativa surgiu da necessidade de alertar os homens para o diagnóstico precoce da doença, tendo em vista que a mesma é silenciosa e só manifesta sintomas, como dificuldade para urinar e impotência sexual, quando já está em estágio avançado.

O câncer de próstata é o segundo tipo da doença que é mais comum entre os homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que todos os homens acima de 40 anos façam exames preventivos de dois em dois anos. Caso apresente alguma patologia na família, a idade para iniciar as ações deve ser a partir dos 35 anos. Os órgãos de saúde alertam ainda que, acima de 50 anos, a avaliação deve ser feita, no mínimo, duas vezes ao ano.


Os exames de próstata rotineiros são: ultrassonografia externa do aparelho urinário e da próstata para verificar se o volume está correto; e o PSA (Antígeno Prostático Específico) um exame de sangue feito em jejum e com dois dias sem atividade sexual. Não há como prevenir o câncer de próstata, porém o diagnóstico precoce pode evitar o agravamento da doença.

コメント


bottom of page