top of page

Conheça a charmosa cidade histórica de Tiradentes

Atualizado: 14 de jul. de 2022





O município de Tiradentes, em Minas Gerais, é localizado a menos de 200 quilômetros de Belo Horizonte e não é a terra de origem de Joaquim José da Silva Xavier, mas é, sem dúvida, um excelente lugar para se conhecer.







História, gastronomia, artesanato, cultura e ecoturismo são alguns dos quesitos que mais atraem turistas do Brasil e do mundo a pacata cidade do interior com um pouco mais de sete mil habitantes. As ruas coloniais e as igrejas do século 18 dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer.


Aos apreciadores do ecoturismo as dicas são os passeios com guias para conhecer a Serra de São José. Além da bela paisagem, os visitantes podem ir às cachoeiras, realizar caminhadas, passeios de bicicleta e assim desfrutar de um contato mais próximo com a natureza.



Para quem desejar conhecer os arredores, uma voltinha de charrete é uma boa dica! Elas ficam estacionadas no Largo das Forras e fazem paradas nas principais atrações da região, como o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, onde é possível encontrar trabalhos de Aleijadinho.


O passeio pode ser estendido aos diversos ateliês que se espalham até o distrito de Bichinho, a oito quilômetros do centro de Tiradentes e é repleto de oficinas. Inclusive em Bichinho há intensa concentração de artesãos que se destacam pela criatividade. Peças e pinturas são produzidas a partir do aproveitamento de material de demolição, madeira, ferro, lata, plásticos e tecidos de algodão. Tudo isso é transformado em móveis, telas, bordados, fuxicos, crochês, tapetes, esculturas, entre outros. A qualidade das peças é tão boa, que as mesmas são exportadas nacional e internacionalmente.


Onde nasceu Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) nasceu em 1746, na Fazenda Pombal, onde hoje fica em território do município de Ritápolis, a 20 quilômetros de Tiradentes. A propriedade era de seu pai Domingos da Silva Santos, um grande proprietário rural da época. O local possuía quatro mil hectares e produzia açúcar. Em 1884 um coronel da época demoliu a casa onde a família morava. Atualmente, só restam ruínas da senzala e do engenho da fazenda.



Rede hoteleira


Pousada Recanto das Araras www.recantoararas.com.br


Pousada Arraial Velho www.arraialvelho.com.br


Pousada Villa Allegra



Don Quixote Pousada www.pousadadonquixote.com.br


Cabana do Rei


Pousada Bárbara Bela www.pousadabarbarabela.com.br


Pousada Pequena Tiradentes www.pequenatiradentes.com.br



Comentários


bottom of page