Conheça a charmosa cidade histórica de Tiradentes
Atualizado: 14 de jul. de 2022
O município de Tiradentes, em Minas Gerais, é localizado a menos de 200 quilômetros de Belo Horizonte e não é a terra de origem de Joaquim José da Silva Xavier, mas é, sem dúvida, um excelente lugar para se conhecer.
História, gastronomia, artesanato, cultura e ecoturismo são alguns dos quesitos que mais atraem turistas do Brasil e do mundo a pacata cidade do interior com um pouco mais de sete mil habitantes. As ruas coloniais e as igrejas do século 18 dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer.
Aos apreciadores do ecoturismo as dicas são os passeios com guias para conhecer a Serra de São José. Além da bela paisagem, os visitantes podem ir às cachoeiras, realizar caminhadas, passeios de bicicleta e assim desfrutar de um contato mais próximo com a natureza.
Para quem desejar conhecer os arredores, uma voltinha de charrete é uma boa dica! Elas ficam estacionadas no Largo das Forras e fazem paradas nas principais atrações da região, como o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, onde é possível encontrar trabalhos de Aleijadinho.
O passeio pode ser estendido aos diversos ateliês que se espalham até o distrito de Bichinho, a oito quilômetros do centro de Tiradentes e é repleto de oficinas. Inclusive em Bichinho há intensa concentração de artesãos que se destacam pela criatividade. Peças e pinturas são produzidas a partir do aproveitamento de material de demolição, madeira, ferro, lata, plásticos e tecidos de algodão. Tudo isso é transformado em móveis, telas, bordados, fuxicos, crochês, tapetes, esculturas, entre outros. A qualidade das peças é tão boa, que as mesmas são exportadas nacional e internacionalmente.
Onde nasceu Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) nasceu em 1746, na Fazenda Pombal, onde hoje fica em território do município de Ritápolis, a 20 quilômetros de Tiradentes. A propriedade era de seu pai Domingos da Silva Santos, um grande proprietário rural da época. O local possuía quatro mil hectares e produzia açúcar. Em 1884 um coronel da época demoliu a casa onde a família morava. Atualmente, só restam ruínas da senzala e do engenho da fazenda.
Rede hoteleira
Pousada Recanto das Araras www.recantoararas.com.br
Pousada Arraial Velho www.arraialvelho.com.br
Pousada Villa Allegra
Hotel Fazenda Pontal de Tiradentes http://fazendapontaldetiradentes-hotel.guestcentric.net/hotel-overview.html
Don Quixote Pousada www.pousadadonquixote.com.br
Cabana do Rei
Pousada Bárbara Bela www.pousadabarbarabela.com.br
Pousada Pequena Tiradentes www.pequenatiradentes.com.br
Comments