top of page

História do futebol: 50 Anos do Milésimo Gol de Pelé

Atualizado: 14 de jul. de 2022




No dia 19 de novembro do ano passado, o milésimo gol de Pelé completou 50 anos. Em uma partida entre Vasco e Santos, no Maracanã, válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, correspondente ao atual Campeonato Brasileiro, Pelé assinalou de pênalti o segundo santista na vitória por 2 a 1. A data é um marco na carreira do jogador e na história do futebol mundial.



A busca pela marca já era aguardada há alguns jogos. Três dias antes, em Salvador, o Santos enfrentou o Bahia e Pelé, após uma linda jogada na qual driblou o goleiro, viu o seu gol de número 1.000 ser evitado pelo zagueiro Nildo que tirou a bola em cima da linha e foi vaiado pela sua própria torcida que queria ter visto o milésimo gol do Rei. Quis o destino que o histórico gol ficasse para o grande templo do futebol, o Maracanã, local onde Pelé e seus companheiros do Santos realizaram jogos inesquecíveis.


Mais de 65 mil pessoas testemunharam o milésimo gol de Pelé naquela noite de 1969 no estádio. O Vasco abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo com um gol do meia-atacante Benetti. O Santos empatou aos 10 minutos do segundo tempo com um gol contra do zagueiro vascaíno Renê. Aos 32 minutos do segundo tempo Pelé recebeu um lançamento de Clodoaldo e trombou com o zagueiro cruzmaltino Fernando, o árbitro Manoel Amaro de Lima marcou pênalti. Os jogadores do Vasco contestaram a marcação mas de nada adiantou. O tão esperado gol do Rei estava cada vez mais próximo.


O Maracanã uníssono gritava o nome de Pelé. O craque santista correu para a bola aos 39 minutos do segundo tempo, deu uma paradinha e bateu firme, no canto esquerdo do goleiro Andrada que foi para o lado certo, mas não conseguiu evitar o gol. Enfurecido, o goleiro socava o chão enquanto uma multidão de jornalistas, fotógrafos e penetras invadiam o gramado para reverenciar Pelé. O Rei correu para o fundo do gol, pegou a bola e como um troféu a ergueu. Foi cercado por uma multidão e carregado nos ombros da galera. Em pleno momento de glória e consagração Pelé deu a seguinte declaração: “Vamos proteger as criancinhas necessitadas”, na época foi taxado de demagogo mas 50 anos depois vemos que Pelé tinha toda razão. Durante a comemoração do milésimo gol, Pelé recebeu de um torcedor vascaíno uma camisa do Vasco da Gama com o número 1.000 e de forma muito simpática e gentil vestiu a camisa e deu uma volta olímpica no estádio, retribuindo assim todo o carinho que recebeu do torcedor adversário naquela noite.




Ao longo de sua vitoriosa carreira, Pelé marcou 1.284 gols das mais variadas formas possíveis: pé direito, pé esquerdo, cabeça, falta, pênalti, bicicleta, placa, etc. Certamente cada um deles tem o seu valor, mas o milésimo ocupa um lugar especial no hall dos grandes feitos do Rei do Futebol.






bottom of page